Home | Glossário | Fale conosco  

 

  

 

Sexta-feira, 24 de maio de 2002
Petróleo fecha em baixa com aumento das exportações da Rússia
GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

No último dia útil antes do feriado do Memorial Day nos EUA, a cotação do barril do petróleo cru fechou em queda na Bolsa de Mercadorias de Nova York.

O óleo para entrega em julho registrou um recuo de 1,3%, para US$ 25,82. O principal motivo foi o anúncio feito pela Rússia, o segundo maior exportador do produto do mundo, de que ampliará suas vendas externas em 15% a partir do terceiro trimestre. A agência Interfax informou que o país vai ampliar sua exportações em 3 milhões de barris para os países do antigo bloco soviético.

A Bolsa de Mercadorias de Nova York fechou mais cedo nesta sexta-feira em razão do feriado norte-americano do Memorial Day, na segunda.

Em Londres, o Brent para entrega em julho caiu 0,9%, para US$ 25,18 o barril.

Hoje, os presidentes dos EUA, George W. Bush, e da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em trabalhar na ampliação das exportações de óleo russas, a fim de diminuir a dependência dos países ocidentais em relação à produção do Oriente Médio. Bush e Putin também assinaram hoje, em Moscou, um acordo que deve reduzir em dois terços os arsenais nucleares de seus países até 2012.

 

 

Menu Recursos Energéticos

frigoletto@bol.com.br

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved