Home | Glossário | Fale conosco  

 

  

A importância da energia no mundo atual

 

Além de outros indicadores tais como: PIB per capta, grau de instrução, expectativa de vida ao nascer, para maioria dos economistas, a energia consumida por habitante/ano é um dos indicadores do nível de desenvolvimento de um país. Nesse contexto o petróleo contribui com mais de 50% do total da produção mineral do mundo, seguido do carvão, do gás natural e da linhita com mais de 30%.

 

Os metais que dão a contribuição mais importante são o ferro e o cobre, que contribuem com menos de 15%, o que indica a importância da produção de energia nos dias atuais.

 

Entretanto a produção de petróleo brasileira – 40.018.481 m3 em 1995 – é insuficiente ao seu consumo, o que fica evidenciado na capacidade de processamento de petróleo bruto – 71.945.046 m3 em 1995 – significando que o Brasil tem muitas refinarias e que a capacidade das mesmas é bastante superior à sua capacidade de produção / consumo atuais.

 

Esse quadro nos remete à constatação de que o Brasil precisa importar boa parte do petróleo que consome (25%) o que prejudica sobremodo sua economia.

 

Eduardo Frigoletto de Menezes

 

Menu Recursos Energéticos

frigoletto@bol.com.br

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved