Home | Glossário | Fale conosco  

  

O JORNAL

domingo, 17 de junho de 2001


Panorama Empresarial

 

Site de Geografia já comemora 100 mil visitantes

 

O site http://frigoletto.vila.bol.com.br (sem o www), que está comemorando 100 mil visitantes, é específico de geografia, abordando seus vários aspectos. Ele foi criado pelo professor de geografia Eduardo Frigoletto de Menezes, e no dia 22 de junho a home-page completa um ano.

Segundo o professor, para que um site seja sucesso é importante dar um tratamento a ele como se fosse uma empresa. A página é tão bem cuidada que Eduardo já recebeu propostas de editoras virtuais. ‘Não aceitei porque não é o momento, alguns portais pediram para encaminhar matérias e veicular, tem muitos portais que não têm como produzir informações, então eles utilizam as nossas".

O professor não recebe nenhum tipo de remuneração por este trabalho, ele explica que isso não é empecilho, porque o reconhecimento público do seu trabalho é uma boa compensação. "E uma satisfação pessoal e indiretamente estou crescendo profissionalmente, trabalho com adolescentes e tenho que estar sempre atualizado’.

Eduardo já trabalhava com informática em diversas escolas e cursinhos também foi proprietário de uma escola especializada no ramo. Desde esta época, o professor teve a idéia de produzir uma home page. Mas ele decidiu não fazer uma simples home page. "Eu achei que elas se repetiam sempre como se fossem iguais. Isso as tornava cansativas ou sem atrativos, ou então eram muito boas, com qualidade excelentes". Por querer realizar uma home page com diferenciais, Eduardo resolveu aliar então seus conhecimentos de informática com geografia. "Na época que trabalhei com informática tive a idéia de produzir uma página que tivesse qualidade, movimento e fosse tão interessante, passando conhecimentos de forma didática".

Na área de geografia, Eduardo leciona em dois colégios particulares em Maceió. Perfeccionista, ele busca a perfeição também nos detalhes. "Percebi que havia uma carência de sites na área de geografia. Então verifiquei que esta era a oportunidade que faltava para ser explorada’.

Com o intuito do empreendedorismo e muita dedicação, atualmente Eduardo passa no mínimo oito horas diárias movimentando sua home page, seja atualizando dados, seja orientando os internautas ou dando consultas. "O que acho muito interessante é que a grande maioria dos visitantes da home page acredita que é uma empresa ou um grupo de pesquisadores que fazem a página’.

O site Frigoletto abrange vários aspectos da geografia, como a geografia física, que é a home page mais movimentada, segundo o professor as pessoas têm uma tendência a se fixarem nesse ramo da ciência.

Os outros aspectos são a geografia urbana, populacional, rural, política, econômica entre outros. Frigoletto lançou recentemente o GeoAlagoas com informações em nível estatístico do Estado. "Mesmo o site sendo em nível mundial, considerei interessante colocar a geografia local para pesquisadores ou mesmo os estudantes, principais visitadores do site".

Ele explica que o sucesso do site deve-se ao fato dele ter uma linguagem atualizada, ser organizado constantemente, "o que é fundamental, como também o forte do site é a didática: simples e objetiva".

 

  • Público

  • Segundo Frigoletto, o público principal do site são os adolescentes. As intenções são as mais variadas possíveis, mas o foco geralmente é a pesquisa escolar. "Os lugares de acesso do site vão desde o interior de Alagoas até Harward, nos Estados Unidos e Lisboa, em Portugal. "Tenho manifestações de todos os lugares do Brasil e do exterior, acho isso muito interessante e com certeza enriquece o site e a mim mesmo que busco sempre novas informações’.

    Eduardo explica que realiza uma pesquisa intensa em livros, revistas, meios de comunicação e troca de idéias com pesquisadores e outros especialistas.

    Um outro diferencial na home page são as respostas a todas as mensagens que chegam. "Acho imprescindível para que uma home page tenha êxito, que todos os seus visitantes tenham respostas aos seus interesses". Eduardo diz que o assunto que tem conhecimento é respondido de imediato. "Outros realizo pesquisas, procuro várias fontes e confronto muitos pontos de vistas".

    Frigoletto afirma que muitos fatos curiosos já aconteceram, como também, perguntas curiosas. Um caso foi um padre do Ceará que escreveu perguntando se este ano iria chover.

    "Também já orientei trabalhos fora do Estado para funcionários federais. O público usa e agradece, tem pessoas que acessam só para agradecer".

    Frigoletto explica que o forte da página é o público adolescente e as histórias e informações que eles passam são interessantes. Uma forma de verificar esse público, é que nas férias escolares o número de visitas cai consideravelmente. "O público indica o que gostaria que eu acrescentasse e isso é enriquecedor", conclui.

    ot14.gif (148 bytes) Menu Matérias

    Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

    Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved