Home | Glossário | Fale conosco  

 

  

 

Divisões da Geomorfologia

 

Geomorfologia Estrutural

 

Estuda-se o relevo em si, caracterizando-o em arranjos regionais, considerando-se a multiplicidade dos tipos de feições locais. Os tipos básicos de relevo são as montanhas, que podem ser de modesta altitude e isoladas, quando recebem o nome de colina, morros, ou agrupadas e em maior altitude, constituindo as serras, cordilheiras, maciços, ou chapadas, os planaltos, as planícies. Ocorre a observação da natureza da rocha e o que a constitui.

Geomorfologia Climática

 

Trata-se das influências exercidas pelos fatores climáticos sobre o relevo examinando-se o processo de formação dos tipos de relevo, dentro dos sistemas morfogenéticos de relevo, que exercem na sua ação modificadora sobre a paisagem originando os relevos glaciais, os relevos áridos (conseqüentes da falta de chuva, onde com freqüência o vento tem papel ativo no trabalho de erosão), relevos temperados, relevos tropicais, etc.

Geomorfologia Litorânea

 

Estuda a zona de contato entre o continente e o oceano, que é o litoral, onde também se observa a ação dos agentes climáticos. Estuda a ação erosiva do mar (abrasão), formando diversos tipos de costas, como as de acumulação, ou praias, as fissuras causadas nas falésias, ou costas altas, plataformas de desmoronamentos; perfil das costas, suas medidas de profundidade, a estrutura regional do relevo o tectonismo, as zonas litorâneas e a ação humana.

 

ot14.gif (148 bytes) Menu Geomorfologia

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved