Home | Glossário | Fale conosco  

  

Evolução histórica do turismo

 

A partir do ano de 1945 o turismo começou a tomar um novo rumo. Até então, as diversas empresas que envolvem essa atividade (hotéis, operadores de transporte, agências de viagens, operadoras de turismo) costumavam trabalhar de forma individual, sem um entrosamento. No Reino-Unido, com o aumento do número de agências-operadoras o turista passou a ser visto como um indivíduo que necessitava de uma gama de serviços e não apenas acomodação. A partir daí, os hotéis começaram a criar lojas em seus interiores oferecendo inúmeras mercadorias e serviços visando um aumento do tempo gasto no seu interior conseqüentemente aumentando as despesas pessoais no próprio hotel. Já na década de 80, muitas empresas já ofereciam "pacotes de férias", serviços médicos, aluguéis de carros, etc. Hoje, os pacotes turísticos fecham um ciclo em torno de seus clientes de forma que desde as passagens aéreas, acomodações e city tour já estão pré-determinadas. Nesses casos, os turistas sequer conhecem um restaurante ou um roteiro diferente, a não ser aquele determinado pela operadora. Essa integração visa à redução dos preços e maior competitividade das empresas do setor.

Professor Eduardo Frigoletto de Menezes

ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Turismo

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved