Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Maio de 2002

Editorial

 

Internet e a exclusão digital

 

Segundo estudo divulgado pela Nielsen/Netratings Meio bilhão de pessoas já têm acesso à internet a partir de suas casas, como já era de se esperar, a maioria (190 milhões) na América do Norte.
 

Esse índice que aparentemente pode parecer impressionante, significa que pouco mais de 16% dos 6 bilhões de habitantes da Terra têm acesso à rede mundial de computadores a partir de suas casas (não foram computadas as pessoas que acessam à internet a partir de outros computadores).

 

Enquanto isso, a ONU em seu relatório anual de desenvolvimento humano para 2001 denuncia que 20% da população mundial (1,2 bilhão de pessoas) sobrevive com menos um dólar por dia e que apenas dois anos antes, mais de 10 milhões de crianças morreram em todo o mundo antes de chegarem aos cinco anos por doenças por falta de tratamento adequado. Cerca de 150 milhões estão abaixo do peso ideal para sua idade pela subnutrição.

 

Há ainda o problema da discriminação racial onde dos 53 milhões de pobres brasileiros, 63% são negros e 37%, brancos. Dos 22 milhões de habitantes que estão abaixo da linha da pobreza, 70% são negros. O último Censo do IBGE, de 2000, mostrava que 45% da população brasileira era formada por pretos e pardos, segundo a terminologia do Instituto.

 

Recentemente, os países do G7 se reuniram e colocaram como uma de suas principais metas a difusão da Internet em todo o mundo.

 

Nesse caso fica uma pergunta: o que eles estão ganhando com isso?

 

A resposta é simples: são esses países os maiores produtores de computadores e logicamente quem abocanha a maior fatia da venda dos mesmos.

 

Para aqueles países os 6,3 milhões de brasileiros internautas são apenas consumidores, são eles que dão lucro.

 

Enquanto os 35 milhões de brasileiros miseráveis forem tratados como estatísticas, e não como pessoas "Exclusão Digital" será sinônimo de "Exclusão Social".

 

Eduardo Frigoletto de Menezes

ot14.gif (148 bytes) Menu Geo População

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved