Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Japão aposta em terceira idade em meio à recessão econômica

 

As pessoas no Japão chegam aos 70 anos com uma poupança média de cerca de 583 mil dólares, contra metade disso aos 40 anos, segundo autoridades japonesas.

 

O patrimônio da camada mais velha da população poderia ajudar a recuperar a estagnada economia do Japão apesar de ser um desafio mudar o hábito de poupar dos idosos.

 

A indústria, de todo modo, investe nessa camada da população. A montadora de automóveis Nissan Motor, por exemplo, ofereceu modelos especiais para permitir o transporte de cadeiras de rodas.

 

A maior fabricante de cosméticos do país, a Shiseido, é outro caso. A empresa vem elaborando uma série de produtos para atender a mulheres com mais idade.

 

A produção pode cair e as vendas estarem fracas, mas algumas empresas japonesas vêm conseguindo garantir seu faturamento voltando-se para um setor inesperado: a população cada vez mais velha do país.

 

A agência de viagens JTB é um exemplo. A empresa encontrou entre os aposentados bons clientes. Um pacote popular batizado de "Atravessando o continente euroasiático" oferece uma viagem de 55 dias de ônibus da China para a Turquia.

 

"A média de idade dos participantes das viagens é de 68 anos", informou a JTB. "Muitos são aposentados, já que eles são os únicos com tempo para fazer esse tipo de viagem longa.

ot14.gif (148 bytes) Menu Geo População

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved