Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Sexta, 6 de junho de 2003

Metade do mundo vive na pobreza, diz ONU

 

Cerca de três bilhões de pessoas, ou seja, metade da população do planeta, vive na pobreza com uma renda de menos de US$ 2 por dia. A informação foi revelada hoje pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), braço da Organização das Nações Unidas. Quase todas essas pessoas moram em países em desenvolvimento.

 

O relatório da agência da ONU mostra que, desse total, 1 bilhão de pessoas, ou quase um quarto dos habitantes dos países em desenvolvimento, sobrevivem com US$ 1 por dia. De acordo com a OIT, o número oficial do desemprego está em seu nível mais alto e ainda cresce: são 180 milhões de desempregados ao redor do mundo. Mais de 1 bilhão das pessoas que trabalham estão em subempregos ou apenas em período semi-integral.

 

A pobreza não está restrita ao mundo em desenvolvimento. Mais de 10% da população dos 20 mais países industrializados vive com menos da metade do salário médio. O diretor da OIT, Juan Somavia, afirmou que os números deixam pouca dúvida de que um programa da ONU lançado em 2000 para reduzir à metade a pobreza global até 2015 deverá fracassar, a menos que governos, patrões e empregados criem, juntos, mais empregos.

 

"O caminho contra a pobreza é o trabalho", disse ele na introdução do estudo.

 

Fonte: Reuters

ot14.gif (148 bytes) Menu Geo População

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved