Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

ONU (Organização das Nações Unidas)

 

Faz mais de cinco anos que os 189 Estados membros da ONU debatem uma reforma do Conselho de Segurança. O conselho integra somente 15 países, dos quais cinco são membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, França e Inglaterra. Alemanha e Japão são candidatos a ter cadeiras permanentes no conselho.

 

No ano passado, a Assembléia Geral da ONU fracassou, pelo quinto ano consecutivo, em resolver o problema da reforma do Conselho de Segurança.

 

Os cinco membros permanentes foram os principais aliados que venceram a Segunda Guerra Mundial. Os outros 10 assentos são divididos entre as regiões do mundo e seus ocupantes são eleitos para um mandato de dois anos.

 

Os países em desenvolvimento opõem-se à inclusão apenas de nações industrializadas no conselho e alguns propõem a adesão de um membro para representar África, Ásia e América Latina.

 

Na América Latina, o Brasil é candidato favorito para assumir uma cadeira permanente no Conselho de Segurança. Entretanto, o México se opõe à idéia e faz parte do chamado "grupo inércia", que inclui Egito e Paquistão e que não espera obter um assento no conselho e nem quer que outros países em suas regiões consigam.

ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Política

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved