Home | Glossário | Fale conosco  

  

Efeito Coriólis

 

O Efeito Coriólis (nome devido ao seu descobridor Gaspard Coriólis), é a tendência que qualquer corpo em movimento sobre a superfície terrestre tem de mudar seu curso devido à direção rotacional e da velocidade da Terra.

 

No hemisfério Norte, a atração é no sentido horário (para a direita) e no hemisfério Sul, a atração é no sentido inverso (anti-horário).

 

Na TV, o repórter da Globo Maurício Kubrusly demonstrou o efeito, quando com recipiente contendo água se posicionou sobre a linha do equador (a água não girou para nenhum lado), depois acima da linha do equador (a água girou para o lado direito) e por último deslocou-se abaixo da linha do equador (nesse caso a água girou para o lado esquerdo).

 

Esse efeito afeta também as correntes marítimas pois a água (líquido) sofre deformações.

 

A velocidade de giro da Terra que próxima à linha do equador é de aproximadamente 1.666 km/h vai diminuindo em direção aos pólos. Sendo assim, se disparássemos um tiro de canhão na direção Norte ou na direção Sul, não acertaríamos o alvo, uma vez que as velocidades de rotação do local de lançamento para o alvo seriam diferentes causando desvio do tiro. Nesse caso deveria ser feito um cálculo levando em consideração essa diferença para que pudéssemos acertar o referido alvo.

 

Professor Eduardo Frigoletto de Menezes

 

Disponível em: www.frigoletto.com.br

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Física

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved