Floresta Amazônica

Ocupando uma área de aproximadamente 6 milhões de km2, a Floresta Amazônica ocupa os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte norte de Goiás e Mato Grosso. Devido à sua grande biodiversidade, representa uma enorme reserva de recursos naturais, entre eles, muita riqueza mineral, além dos vegetais (cerca de 80 mil espécies) que podem ser a solução para a cura de muitas doenças e, cerca de 30 milhões de espécies animais (a maioria insetos). Também é conhecida como Hiléia brasiliensis (nome científico) e como Inferno Verde, pela sua insalubridade.

Características físicas

Órgãos estrangeiros instalados na Amazônia sob o rótulo de "científicos" têm contrabandeado espécimes de nossa flora para indústrias farmacêuticas estrangeiras as quais após patenteá-los passam a ter os "direitos" de exploração e de cobrança de royalties.

Também a fauna ali existente - apesar da grande dificuldade de extração dos seus recursos pelo seu aspecto muito denso, com árvores diversas, num emaranhado de cipós - tem sido bastante depredada, com a captura de milhares de espécimes nativos para fins de contrabando para países de outros continentes, principalmente da Europa.

Como se não bastassem os problemas acima, pela sua diversificada riqueza, a região tem sido alvo de cobiça internacional, principalmente dos Estados Unidos com sua política imperialista. Alguns anos atrás o hoje candidato à presidência daquele país, All Gore, declarou: "O Brasil pensa que a Amazônia lhe pertence, mas na realidade, ela é um patrimônio mundial". Existem denúncias que, nas escolas americanas, a Amazônia foi retirada do mapa do Brasil.

Também a constante ameaça de invasão àquela região, pelo tráfico de drogas praticado na Colômbia é um constante problema. Um exemplo da preocupação com esse problema, é o polêmico projeto SIVAM que está sendo implantado por uma empresa americana (Raytheon) deixando à mercê dos americanos nossa estratégia de defesa daquela região.

Eduardo Frigoletto de Menezes

 

Sub-Menu Vegetação

frigoletto@bol.com.br