Outubro de 2000

Estrada liga Manaus à Venezuela

Um dos eixos previstos pelo estudo sobre a integração sul-americana do ex-secretário de Assuntos Estratégicos Eliezer Batista, e já parcialmente implementado, é o que faz a integração entre o Estado dos Amazonas e a Venezuela. Uma estrada, já asfaltada, liga Manaus a Puerto La Cruz, no litoral venezuelano.
No mesmo "eixo" passa a linha de transmissão que poderia ligar a barragem de Guri, na Venezuela, a Manaus. A linha, porém, parou em Boa Vista, capital de Roraima, já que se optou por abastecer Manaus com energia termelétrica gerada a partir do gás de Urucu (um projeto ainda em andamento). Mesmo incompleto, porém, este eixo já está tendo desdobramentos positivos na economia da região norte da América do Sul. Eliezer menciona o canal de transporte para a Venezuela aberto para os produtos da Zona Franca de Manaus.
As exportações brasileiras do Amazonas para a Venezuela saltaram de US$ 3 milhões em 1995 para US$ 44 milhões em 1999.

"O eixo entre o Amazonas e a Venezuela foi um injeção de ânimo para a Zona Franca de Manaus, que estava em declínio", diz Eliezer Batista. Para ele, falta agora estender os cabos de fibra ótica pelo mesmo trajeto que já

Sub-Menu Amazônia

frigoletto@bol.com.br