Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

A empresa transnacional

 

As empresas transnacionais são grandes firmas que manejam capital próprio e de outros (têm fácil e grande acesso ao crédito) na aquisição de matéria-prima, maquinaria, de tecnologia e levam a sua produção às diversas partes do globo, em face de racionalização, na organização de seus serviços e de sua administração, e da influência junto aos órgãos governamentais.

 

Seus investimentos são "verticalizados" buscando cada vez mais investir em setores diferentes e ampliar seus lucros. Também têm facilidade de "engolir" as empresas concorrentes dos países em que se instalam, reduzindo a concorrência aos seus produtos. Algumas delas chegam até a interferir no governo dos países onde se instalam, através de lobby na política ou através de financiamento de guerrilhas ou similares a fim de desestabilizarem os governantes que se opõem à sua influência.

 

Elas geralmente têm seu alto comando no país-sede – Estados Unidos, países industrializados da Europa Central e Ocidental e no Japão -, onde possuem escritórios, empresas de administração e investimentos em setores econômicos variáveis, assim como indústrias.

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Econômica

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved