Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Maio de 2002

Editorial

 

OMC aprova entrada da China

 

Membros dos 141 países da Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovaram a proposta da China de participar da entidade, em sua reunião em Catar ocorrida de 9 a 13 de novembro de 2001, depois dos esforços de 15 anos da China para ingressar na entidade.

 

O que causa estranheza é que aquele país (China) é um campeão de desrespeito dos direitos humanos, com casos comprovados de morte de crianças do sexo feminino e crianças deficientes de ambos sexos.

 

Atualmente, cerca de 70 tipos diferentes de crimes podem levar à pena de morte. Não é difícil que um cidadão chinês seja condenado à morte pelo "gravíssimo" crime de emitir um cheque sem fundos.

 

Os condenados são presos pelo pescoço com presilhas semelhantes àquelas utilizadas no tempo da escravidão dos negros e desfilam em caminhões para toda a cidade desfrutar de sua desgraça. Depois são encaminhados a estádios lotados de pessoas que gritam euforicamente diante do tenebroso espetáculo. Logo em seguida, um tiro é disparado na nuca do condenado. Por fim, a família recebe a conta da bala utilizada na execução.

 

É de se estranhar que um país desses seja aprovado como membro de um órgão mundial tão importante.

 

O que dá para entender é que mais uma vez o dinheiro fala mais alto e os direitos humanos são artigo de 2ª categoria.

 

Nesse caso, o mundo perdeu uma boa chance de pressionar aquele país a passar a respeitar seus cidadãos.

 

É lamentável...

Eduardo Frigoletto de Menezes

 

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Econômica

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved