Home | Glossário | Fale conosco  

  

PORTO DE MACEIÓ

 

Desde 1942 o Porto de Maceió vem contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Alagoas, ocupando lugar de destaque no sistema portuário nacional, sendo o segundo em movimentação de cargas na região.

 

O cenário portuário nacional passa por um momento de grande transição, quando muitos dos portos estão sendo privatizados e aqueles que continuam com a gestão pública estão sendo obrigados a modernizar-se, visando contribuir para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e dinamizar o movimento por cabotagem.

 

A modernização é a palavra de ordem e a parceria porto/usuário é preponderante para alcançarmos o almejado desenvolvimento do nosso Estado e do país, quando a globalização da economia faz dos portos o principal canal de escoamento das mercadorias, com olhos no Mercosul e os demais continentes.

 

Dispomos de um Plano de Zoneamento com a finalidade de oferecermos aos usuários oportunidades de arrendar novas áreas, pátios e armazéns, conforme seus interesses, dentro do melhor espaço comercial do Estado.

Chegou a hora de investir no Porto de Maceió, aqui você vai encontrar excelentes condições operacionais e tarifárias, nem sempre disponíveis nos demais portos brasileiros.

 

Histórico

 

Os principais estudos para implantação do Porto de Maceió datam de 1875, quando se propunha a construção de um quebra-mar sobre os recifes existentes no extremo sul da enseada de Pajuçara e de uma ponte de atracação para atingir profundidades adequadas para acostagem de navios.

 

Somente em 1935 foi firmado contrato para sua construção, com a Companhia Geral de obras e Construções S.A. – GEOBRA, sendo inaugurado em 20.01.41 e oficialmente entregue ao Governo Estadual em 30.01.41, com início da exploração comercial em 29.01.42, como concessão estadual, através do primeiro embarque de açúcar a bordo do navio "Afonso Pena". Sua primeira ampliação foi realizada em 1974 com um novo cais de atracação. Em 1978 foi inaugurado o novo acesso e o enrocamento de proteção. Em 1979 entrou em operação o Terminal Açucareiro e em 1996 o Pier para Graneis Líquidos. Compondo assim as instalações atuais.

 

Expansão

 

Com a finalidade de acompanhar a crescente demanda de mercadorias, várias obras constam do plano de desenvolvimento existente. Numa primeira etapa, prevê-se a construção de um cais, no fundo da dársena, ligando o Cais Comercial ao Terminal Açucareiro. A segunda fase prevê a expansão em direção ao mar, onde existe maior profundidade natural (cerca de 14 metros), prolongando o molhe atual e duplicando o número de berços existentes.

 

Localização e Coordenadas

 

O Porto de Maceió, Alagoas, está localizado geograficamente na Latitude S 9º 4’ 12" e Longitude W GR 35º 42’54". A amplitude máxima de maré no local é de 2,60 m e as condições de navegação estão contidas na carta náutica n.º 901 da Diretoria da Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

 


Arte: ARTECETERA

 

Fonte: Folheto da APMC – Ministério dos Transportes – Companhia Docas do Rio Grande do norte – CODERN – Administração do Porto de Maceió.

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Alagoas

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved