Home | Glossário | Fale conosco  

  

Brasão de Armas do Município de Maceió

 

Simbologia:

 

A forma do escudo: retângulo de 8 x 7, com ângulos inferiores arredondados de 1/4 de círculo é a forma usada na península ibérica e adotadas pelas municipalidades portuguesas. Indica assim nossa origem racial, cultural e política e faz a devida ligação de nosso passado com a história lusitana.

 

A faixa central de prata, representa a restinga onde se encontra situada Maceió. De prata para retratar sua constituição arenosa e a alvura puríssima de suas praias bem como para simbolizar a alegria característica de sua paisagem que lhe valeu o nome hoje clássico de cidade sorriso.

 

A faixa diminuída ou divisa, ondada, representa o riacho Maceió, Salgadinho ou Reginaldo que recebeu o nome de Lagoeiro ou pântano - MASSAIÓ - e depois o transmitiu ao primitivo engenho, mais tarde à vila e após à cidade; de vermelho pois que nasce sob o nome do rego ou riacho da Pitanga (vermelho em tupi-guarani) e corre, na maioria de seu curso, principalmente no inverno, com águas barrentas, carregadas de argila vermelha das próprias ravinas que atravessa antes de chegar à restinga.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Alagoanos - 1977

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Alagoas

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved