Home | Glossário | Fale conosco  

  

Bandeira do Estado de Alagoas

Fonte: Guia dos Municípios de Alagoas

 

A Bandeira do Estado de Alagoas, foi criada pela Lei nº 2.628, de 23 de setembro de 1963. Esta lei, modificou o Decreto nº 53, de 25 de maio de 1894, restabelecido pelo Decreto nº 373, de 15 de novembro de 1946. Baseou-se em estudos apresentados pelo professor Théo Brandão.

 

EXPLICAÇÃO: "A bandeira do Estado de Alagoas, constitui-se de um retângulo dividido verticalmente em três partes bem retangulares: a da direita, de cor vermelha, e a do centro, de cor branca, e a da esquerda da bandeira de cor azul. No retângulo do centro fica o brasão de armas do Estado sem o listel e o mote, vendo-se então, as extremidades das hastes de algodoeiro e do coimo de cana de açúcar, entrecruzados sob o escudo".

 

"Estas cores são as predominantes e constitutivas do brasão e têm a sua justificativa nos motivos invocados a propósito do mesmo. Demais, as cores azul e encarnada, combinadas por vezes com o branco são as tradicionais dos autos e folguedos populares característicos do Estado: Reisados, Guerreiros, Cavalhadas, Quilombos, Pastoris que, adotando tais cores constituem as parcialidades da preferência de todos os alagoanos, bem como dos mais antigos e tradicionais clubes de futebol, que adotaram tais cores como símbolos.
 

Reunidas na bandeira, ao lado do branco que une e neutraliza ao mesmo tempo, as duas cores representam assim, as da preferência e paixão do alagoano. O encarnado simboliza em heráldica a coragem, o sangue ilustre e magnanimidade; o azul, a justiça, a lealdade, à beleza e a fidelidade e o branco e esperança e a pureza. Tais sentimentos são os que se representam e se nos despertam na contemplação de nossa bandeira".

 

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Alagoanos - 1977

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Alagoas

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved