Home | Glossário | Fale conosco  

  

Dois Riachos

Dados do Município:

 

Situação Geográfica: Microrregião de Batalha. Limites com Santana do Ipanema, Major Isidoro, Cacimbinhas e Pernambuco.

 

Área: 142,3 km².

 

Clima: Tropical quente e seco. Máxima de 35º e mínima de 25º.

 

Altitude: 200 m acima do nível do mar.

 

População: www.frigoletto.com.br\GeoAlagoas\popul.htm

 

Economia: Agricultura.

 

Acesso: BR-316.

 

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M)

www.frigoletto.com.br\GeoAlagoas\idhal.htm

 

Histórico

 

Os moradores mais antigos de Dois Riachos contam que o primeiro habitante do local, onde está hoje a cidade, foi Miguel Vieira de Novaes. Sua chegada teria ocorrido em 1907. Outra versão, entretanto, conta que Miguel Vieira já teria encontrado alguns habitantes.

 

Pouco tempo depois alcançaram a região por serviços de construção da estrada fazendo a a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco onde começou um pequeno comércio, inclusive com hospedaria para viajantes - exatamente onde hoje está situada a praça da independência. Em 1936, foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco.

 

Nessa época chegou a Garcia, como foi batizada a localidade, Júlio Firmino Lima trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a idéia da realização da primeira feira. O nome de Garcia foi dado por causa do riacho do mesmo nome que passa pelo local. o território de Dois Riachos pertencia a Santana do Ipanema até a emancipação política de Major Isidoro, quando passou a integrar o novo município. A situação permaneceu até 1960, quando as lideranças locais conseguiram sua autonomia administrativa através da Lei 2.238, de 7 de junho.

 

P        Os pontos atrativos do município são: Pedra de Padre Cícero, a tradicional Feira do Gado e a localidade de Pai Mané. Entre as festividades destacam-se a Emancipação e a festa do padroeiro, São Sebastião.

N       

  • .

 

  

Ref. Bibliográfica: Guia dos Municípios - 1998

Disponível do site: www.frigoletto.com.br

 

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Geo Alagoas

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved