Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Novembro de 2000

 

Futuro de reserva no Ártico depende do novo Presidente dos EUA

 

A reserva situada no nordeste do Alasca (ANWR - Reserva Nacional da Vida Selvagem do Ártico) é considerada por uns como uma importante área de preservação ambiental, enquanto outros defendem sua exploração econômica em detrimento do aspecto ambiental.

 

A realidade é que a maioria da população do Alasca, Estado que depende dos dólares do petróleo do Ártico, está em favor da exploração da ANWR. O dinheiro do petróleo paga dois terços dos gastos estatais. Graças a essa atividade, os moradores não pagam uma série de impostos e seus postos têm a gasolina mais barata do país além de não pagar impostos, quase todo cidadão do Alasca recebe anualmente um cheque do Estados, proveniente do dinheiro do petróleo. Este ano o cheque foi de 1.963,86 dólares por pessoa.

 

A situação dessa importante área depende de que candidato vencerá as polêmicas eleições dos EUA. Bush quer autorizar a exploração petrolífera na região. Gore quer preservar a área, um habitat natural importante para muitas espécies animais e vegetais. A maioria dos habitantes do Estado se posicionam ao lado de Bush, um ex-executivo da indústria do petróleo do Texas.

 

O Presidente Clinton poderia garantir seu legado ambientalista caso declarasse a área "Monumento Nacional". Clinton anteriormente já havia vetado projeto que autorizava a exploração petrolífera na região. Se seria legal ou não declarar a planície costeira como monumento preservado é tema para debate.

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Ecologia

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved