Home | Glossário | Fale conosco  

  

 

Junho de 2001

 

Aquecimento global prejudicará mais países pobres, diz estudo

 

Estudo divulgado recentemente pelo Instituto Internacional de Sistemas de Análise Aplicados, divulgou que o aquecimento da Terra deve prejudicar a produção mundial de alimentos, mas as maiores vítimas devem ser 40 países dentre os mais pobres do mundo.

 

"Os países em desenvolvimento contribuíram pouco, até agora, com o aquecimento global. No entanto, muitos desses países devem arcar com a maior parte dos danos provocados pelas mudanças climáticas. Esses danos se verificarão principalmente por meio de perdas na produção de alimentos" mostrou uma crescente distância entre os países mais ricos e os mais pobres no que diz respeito à produção de alimentos.

 

De um modo geral, os países localizados nas proximidades da Linha do Equador, área em que se encontra a maior parte dos Estados mais pobres do mundo, sofrerão mais com a elevação das temperaturas, enquanto as terras frias próximas dos pólos ficarão mais férteis.

 

As temperaturas mais altas e a diminuição no fornecimento de água devem prejudicar a produção de alimentos em países mais pobres.

 

As regiões mais atingidas abrigam cerca de 2 bilhões de pessoas e, dessas, 450 milhões encontram-se neste momento subnutridas.

 

Países como a Índia, Bangladesh, Brasil e vários países da África subsaariana devem assistir a uma queda de até um quarto em sua produção de cereais até o ano 2080.

 

 ot14.gif (148 bytes) Menu Ecologia

Frigoletto.com.br - A geografia em primeiro lugar

Copyright © 2000 - 2004 Eduardo Frigoletto de Menezes. All Rights Reserved